036 – COM DEUS AO TEU LADO A VITÓRIA É CERTA

TEMA: COM DEUS AO TEU LADO A VITÓRIA É CERTA – 036 – TEXTO:  Daniel 6:1-22

INTRODUÇÃO

profecia-de-daniel-3-59-728O Rei Dario, constitui sobre o seu reino cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino; e também três presidentes que estivessem sobre os sátrapas. Os sátrapas e os presidentes eram homens separados e de confiança do Rei, para prestar conta, para que o rei não sofresse dano algum, isto é, não tivesse prejuízo financeiro. É por isso que o rei Dario queria homens fidedignos. Entre os três presidentes Daniel se distinguiu, porque nele, havia um espírito excelente.

Então o rei Dario pensou em colocar Daniel sobre todo o reino. Mas os sátrapas e os presidentes, não gostaram da iniciativa do rei ter escolhido Daniel, por este motivo, os sátrapas e os presidentes se revoltaram e começaram a planejar algo contra Daniel para acusá-lo diante do rei.

Mas Daniel, era um homem temente a Deus e nada manchava a sua conduta. Quero dizer a você, que o inimigo pode fazer de tudo para destruir a sua vida, sua família, seu casamento, seus sonhos, seus projetos… Pode o inferno inteiro se levantar, não temas, pois, é Deus quem vai te guardar, o Senhor dos exércitos destruirá todos os planos de Satanás e colocara em tuas mãos a  vitória.

Ao analisar este texto bíblico, podemos aprender e extrair algumas lições de um homem que no seu tempo venceu as adversidades e foi vitorioso. Aprendamos com este homem de Deus como receber a vitória ante as adversidades e perseguições.

I- TENHA UM ESPÍRITO EXCELENTE E AGRADE AO TEU SENHOR (v.3) “Então Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente”

Para alcançar as vitórias diante dos inimigos, adversidades, problemas,lutas, procure agradar ao teu Senhor, pois, assim como o rei Dario viu esta qualidade em Daniel, muito mais o teu Senhor, que é o REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHOR.Imagina o que Ele pode fazer você. O rei Dario se agradou de Daniel e ele o colocou sobre todos os outros homens para administrar os negócios do seu reino. (SL 37.4) “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejos do seu coração”

Tenha certeza, se você é um cristão temente a Deus e se desvia do mal, e serve ao Senhor com sinceridade, todos os seus clamores e as suas petições que você fizer diante de Deus, subirá como um cheiro suave e Deus segundo a sua vontade responderá ao seu clamor. Pois, no texto bíblico o rei Dario escolheu Daniel, porque nele havia um espírito excelente. (No dicionário a palavra excelente significa: ser bom e ser ótimo) sendo assim, Daniel ele tinha um espírito bom ele era uma pessoa dedicada, esforçada, naquilo que ele fazia para o seu Senhor, ele tinha um espírito “excelente”.

Ele tratava as pessoas com dignidade, respeito, e na sua comunhão com o Deus todo poderoso,ele era temente e fiel a Deus, tanto que, no capítulo primeiro de Daniel ele se recusou a comer dos manjares da mesa do rei Nabucodonosor, pois, ele sabia, que aqueles alimentos eram oferecidos aos deuses, ai podemos ver o temor e a sabedoria de Daniel, seja, uma pessoa obediente e temente a palavra do Senhor. Muitas pessoas se preocupam em agradar ao homem, buscar o reconhecimento humano, mais a melhor coisa, é ser reconhecido pelo senhor é estar bem diante dos olhos do nosso Deus.

(Ec 9.7-8) “Vai,pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras e em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a sua cabeça” Quer ter vitória? Então, seja fiel ao teu Senhor.

II – SEJA FIEL EM TUDO, A FIDELIDADE FAZ A DIFERENÇA (v.4) ” Então os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa”

 Os sátrapas e os presidentes tentaram de todas as formas e de todas as maneiras acusar Daniel, mas, Daniel tinha uma vida exemplar, como diz o texto:(v.3-4) “DANIEL TINHA UM ESPÍRITO EXCELENTE E NELE NÃO ENCONTRARAM NENHUMA CULPA, PORQUE ELE ERA FIEL” Ser fiel no meio da sociedade que vivemos nos últimos dias é muito difícil, pois, a corrupção é muito grande, a imoralidade está demais, os homens não se respeitam, estão cada vez mais egoístas. Mas é em meio a estas coisas que Deus te levantou, seja um servo fiel ao teu ministério, as obras que Deus colocou em tuas mãos, á igreja do Senhor Jesus e ao seu pastor, enfim, não ceda as investiduras e nem aceite os manjares de Satanás.

Daniel não cedeu e nem se intimidou mesmo sabendo que poderia ser lançado na cova dos leões. (Ap.2.10) “NÃO TEMAS AS COUSAS QUE TENS QUE SOFRER. EIS QUE O DIABO ESTÁ PARA LANÇAR EM PRISÃO ALGUNS DENTRE VÓS, PARA SERDES POSTOS À PROVA, SE FIEL ATÉ Á MORTE,E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA” Daniel foi fiel e o rei Dario, enxergou esta qualidade em Daniel e viu que ele era diferente de todos os outros homens, sendo assim, o rei colocou á Daniel sobre todo os negócios do seu reino.

Agora, pare e pense! Se um rei carnal pode enxergar esta qualidade em um homem e recompensá-lo, quanto mais, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Seja fiel em tudo que você fizer para o teu Senhor, tudo quanto Ele colocar em tuas mãos, faça com zelo, dedicação e dê o teu melhor para Ele e não te preocupes, Deus virá em teu socorro e jogará por terra todos os planos e acusações que o inimigo intentar contra á tua vida,pois, é Deus quem luta por ti. O Senhor disse para o rei Josafá (II Crônicas 20.15) “NÃO TEMAIS, NEM VOS ASSUSTEIS POR CAUSA DESTA GRANDE MULTIDÃO, POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS”

III – NÃO TEMAS DIANTE DO INIMIGO(v.10) “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa,e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer”.

Os inimigos de Daniel não tinham argumentos e nenhuma forma de acusar Daniel diante do rei, então, eles se ajuntaram, todos os presidentes, os governadores, os sátrapas e os conselheiros e fizeram um decreto, que no espaço de trinta dias nenhuma pessoa poderia fazer petições, ou seja, orações a quaisquer deuses e a qualquer homem a não ser em nome do rei Dario. Aquele que não obedecesse seria lançado na cova dos leões.

Quando o servo Daniel soube desse decreto, ele não se preocupou, não se intimidou e não aceitou obedecer a este decreto, e, como de costume, três vezes ao dia ele continuava buscando ao seu Senhor, ele não fez isto escondido, nos diz o texto bíblico que ele ficou na frente de uma janela, como sempre ele fazia, sabendo ele, que provavelmente os homens iriam vê-lo e certamente denunciariam ao rei.Ele sabia  que o descumprimento o levaria á morte, porque ele seria jogado na cova dos leões.

Quero te dizer, que ainda que tenhas de sofrer, ou até mesmo morrer, não devemos nos prostrar diante do inimigo e aceitar as suas provocações e ceder as suas chantagens e fazer parte dos seus planos maléficos, o melhor é ficar na vocação que foste chamado, de servo fiel.

Você tem um Deus que luta por você. (SL 46.10)”Deus quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo, aquietai-vos, e sabei que Ele é Deus; o Senhor dos exércitos está com você” (Ex. 14:13-14)”Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor. O Senhor pelejará por vós e vós vos calareis”

Não temas,o inimigo pode ser grande, numeroso, mas faça igual Davi: Eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos. O Inimigo não tem o poder de impedir a sua adoração, adore ao Senhor em espírito e em verdade, seja, em tempos bons, ou em tempos ruins, não tenha medo,”MAIOR É O NOSSO DEUS”.

IV – PERMANEÇA NA POSIÇÃO, AINDA QUE TENHAS DE SOFRER – (v.16) “Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que Ele te livre”.

Daniel foi firme na sua convicção, e se manteve firme na posição de verdadeiro servo de Deus, hoje em dia, muitas pessoas não suportaria enfrentar uma situação desta, e talvez, aceitariam a proposta do inimigo só pra não sofrer com a punição. Mas observe as palavras do rei Dario: SE O TEU DEUS A QUEM TU CONTINUAMENTE SERVES, QUE ELE TE LIVRE. (Is.43:1-3)”Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu Sou o Senhor teu Deus” EU TE DIGO, NÃO TEMAS.

 V- CONFIA EM DEUS POR QUE NOS MOMENTOS DE GRANDES AFLIÇÕES ELE NÃO DESAMPARA OS SEUS (V:22) “O MEU DEUS ENVIOU O SEU ANJO, E FECHOU A BOCA AOS LEÕES, PARA QUE NÃO ME FIZESSEM DANO, PORQUE FOI ACHADA EM MIM INOCÊNCIA DIANTE DELE; TAMBÉM CONTRA TI, Ó REI, NÃO COMETI DELITO ALGUM”.

O nosso Deus é um Deus de batalhas, Deus forte e tremendo, general de guerra, que entra até na cova dos leões, faz os leões jejuar. O rei Dario não teve alternativa,  ele teve que obedecer e fazer cumprir com a lei dos medos e dos persas, que não podia ser revogada.

Não importa á situação que você está passando, Deus cuida de você, as vezes, é necessário que passemos por lutas e provações, mas Deus nos livra de todas. Daniel foi jogado na cova dos leões, por quê? Por causa da inveja, da cobiça, da ganância dos homens, mas Deus era com Daniel. O Senhor enviou o seu anjo e livrou o seu servo da fúria dos leões.

Assim será na sua vida também, não temas diante das adversidades, não temas diante dos problemas, não temas diante das aflições, não temas, pois, o Senhor o teu Deus te toma pelas tuas mãos e te diz, tu és meu. Deus vai entrar nesta cova e vai te tirar dela, todos os seus inimigos terão  que contemplar a sua vitória, pois, assim com Deus enviou o seu anjo e livrou a Daniel das garras dos leões, Deus também te livrará.

O Senhor, o Deus que você serve vai enviar a providência sobre a sua vida, ainda que você esteja vivendo numa terra seca, Deus fará brotar águas nesta terra, ainda que você esteja no vale da sombra da morte, o Senhor te tirará de lá, Ele vai repreender este espírito de morte e te livrará com mãos forte e poderosa.

Se você está nu meio de um deserto, saiba que Deus será a tua proteção e de lá Ele te resgatará, O seu Deus, a qual, você serve é um Deus vivo, que permanece para sempre, pois, o seu reino não tem fim, e o Senhor Jesus está com você em todos os dias da sua vida.

CONCLUSÃO

Estes são os passos para ser mais do que vitorioso:

I- TENHA UM ESPÍRITO EXCELENTE E AGRADE AO TEU SENHOR

II – SEJA FIEL EM TUDO, A FIDELIDADE FAZ A DIFERENÇA

III – NÃO TEMAS DIANTE DO INIMIGO

IV – PERMANEÇA NA POSIÇÃO, AINDA QUE TENHAS DE SOFRER

V- CONFIA EM DEUS POR QUE NOS MOMENTOS DE GRANDES AFLIÇÕES DEUS NÃO DESAMPARA OS SEUS

 

Obrigado pela leitura deste post. Visite a Página Inicial –CLIQUE AQUI

Anúncios

Publicado em 22/09/2015, em SERMÕES e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: