029 – EBENÉZER: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR

TEXTO: I Samuel 7.12 – TEMA: EBENÉZER – ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR – 029 

ebenezerEbenézer significa “Pedra de ajuda”. Por que, logo após uma vitória na batalha, Samuel escolheu uma pedra, colocou-a entre Mispa e Sem e a  chamou de “Ebenézer”? Quais eram os SIGNIFICADOS deste ato?

PRIMEIRO SIGNIFICADO: Aquela pedra era um MARCO DE VITÓRIA.

Depois que Samuel levantou aquela pedra, todas as vezes que as pessoas passavam por aquele lugar, ao olhar para ela, lembravam-se que foi ali que os filisteus foram definitivamente derrotados nos tempos de Samuel: “… e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel” (vs 13).
Marcos de vitória são registros de conquistas que só nos foram possíveis mediante a graça de Deus, tais como um diploma importante conquistado, um imóvel registrado, um carro quitado ou comprado à vista, um casamento realizado, um filho que nasceu, uma viagem missionária, uma missão realizada, um ministério consumado, uma ajuda relevante ao próximo, uma pessoa resgatada, uma vida libertada etc.
Estabeleça seus “marcos das vitórias” de tal modo que ao olhar para trás você se alegre ao constatar que há em sua história grandes bênçãos conquistadas, que nunca mais o inimigo poderá tomá-las de você, grandes avanços e grandes obras realizadas que nunca mais podem ser desfeitos.  EBENEZER!

SEGUNDO SIGNIFICADO: Aquela pedra era um ALTAR DE GRATIDÃO.

Ao passar por aquele lugar, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus quem expulsou os filisteus, com seus raios e trovões.
Muitas pessoas vivem reclamando da vida (e até de Deus) pois se esquecem facilmente o quanto o Senhor tem feito por elas, e se tornam amargas, insatisfeitas e ingratas. Registre as bênçãos num “Diário de Bênçãos”.
Levante “altares de gratidão” das bênçãos que lhe foram dadas por Deus, para jamais se esquecer de tudo o que Ele tem feito por você, como ensina aquele hino antigo:“Conta as bênçãos todas de uma vez e verás surpreso quanto Deus já fez”. EBENEZER!

TERCEIRO  SIGNIFICADO: Aquela pedra era um TRAMPOLIM DE FÉ.

Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel podia também livrá-lo em seus dias.
        Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre – Hebreus 13.8. As nossas experiências com Deus no passado são “trampolins de fé” donde podemos nos lançar nos braços de Deus, confiando nele de todo o nosso coração, como crianças que se jogam nos braços do pai. Repita semspre os seus testemunhos das bênçãos, conquistas, avanços…

CONCLUSÃO

Ao garantir a memória das vitórias que Deus nos dá, estamos construindo MARCOS DE VITÓRIA, ALTARES DE GRATIDÃO e TRAMPOLINS PARA A NOSSA FÉ, de onde poderemos nos lançar para desafios ainda maiores. EBENEZER!

 

Obrigado pela leitura deste post. Visite a Página Inicial – CLIQUE AQUI

Anúncios

Publicado em 18/08/2015, em SERMÕES e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: