025 – ESTRATÉGIAS SATÂNICAS PARA ROUBAR NOSSO CORAÇÃO

TEXTO: 2 Samuel 15:1-7  TEMA: ESTRATÉGIAS SATÂNICAS PARA ROUBAR NOSSO CORAÇÃO – 025

INTRODUÇÃO

coraçãoDavi amava muito Absalão, mas aquele a quem ele amava está tentando  roubar o reino de seu próprio pai. Absalão é mencionado aqui “roubando o coração dos homens de Israel” para que ele pudesse ser o rei em lugar de Davi seu pai. Ele queria o reino que pertencia ao rei Davi. Desde que Jesus proclamou a chegado do seu Reino, Satanás – a semelhança de Absalão  –  tenta roubar o trono de Jesus em nossos corações. Tenta desviar nosso foco em Jesus. Tenta roubar nosso coração usando  diferentes estratégias. Acredito que Absalão estava sendo usado por Satanás e ao analisarmos esta narrativa bíblica descobrimos as estratégias que Satanás usa para roubar o nosso coração do comando do Rei Jesus.

I- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO (Vv. 1-2)

“E aconteceu depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele. Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo”.
Absalão era um jovem muito atraente, mas também era muito astuto, esperto e ambicioso. Ele cobiçava o reino de seu pai. Sempre que alguém fica com ciúmes de alguém ou cobiça o que alguém possui, é Satanás agindo. Esse foi o caso de Absalão. Absalão preparou carros e cavalos e tinha cinquenta homens que corriam adiante dele para fazer com que os súditos do reino tirassem os olhos do verdadeiro rei e olhassem para ele. Ele usou isso como um meio para ganhar a atenção do povo.

           Basta pensar nas muitas maneiras diferentes que Satanás tenta não somente distrair, mas também atrair as pessoas para si mesmo. Ele usa os prazeres, o sexo, o entretenimento mundano, esportes, trabalho, materialismo e até mesmo as atividades da família para atrair as pessoas para si mesmo. Estas coisas em um ambiente adequado podem ter valores saudáveis ​​e de qualidade, mas debaixo das influências pervertidas de Satanás pode ser uma distração terrível. Tudo o que dificulta sua caminhada com Cristo, ou faz com que você se torne infiel à igreja, é uma distração.

II – A ESTRATÉGIA DO ENGANO (Vv. 3-4)

“Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!”
Absalão mentiu dizendo aos súditos do Rei Davi que não havia ninguém encomendado pelo rei para ouvi-los. Ele também disse que, se ele fosse rei e se ele fosse juiz na terra ele iria fazer-lhes justiça.

Satanás também é assim. Ele vai dizer que você não precisa da religião dos velhos tempos. Ele irá dizer-lhe que o seu pecado não é de todo ruim. Ele irá dizer-lhe que, se todo mundo está fazendo, não tem problema, você também pode fazer.  Satanás também irá sussurrar e dizer-lhe que o Senhor não te ouve quando você ora. Ele irá dizer-lhe que o Senhor já não faz milagres. Ele vai lhe dizer que milagres é coisa do passado. Eu quero dizer a você nessa noite que o diabo é um enganador e mentiroso! Eu quero dizer isso alto o suficiente para que cada demônio encomendado por Lúcifer  possa ouvir. O diabo é um mentiroso!

III. A ESTRATÉGIA DO DESÂNIMO (V. 3) 

            “Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.”                .
                Como Absalão continuou suas mentiras, ele lhes disse que não havia “nenhum homem da parte do rei quem te ouça.”

Satanás gosta de usar aspectos negativos e informações negativas para desanimar os súditos do verdadeiro rei. Ele vai dizer ao pregador que seus sermões não são mais relevantes para os seus ouvintes. Ele vai dizer ao professor da escola bíblica que ele não é academicamente qualificado para ensinar. Ele irá dizer-lhe que você é jovem demais ou que você está velho demais para servir a Deus.
Ele gosta de dizer a alguém que está orando por um ente querido perdido que é tarde demais para que a pessoa seja salva.  Satanás quer que o líder do ministério de louvor pense que a sua voz não é boa o suficiente. Ele quer que o jovem pense que Deus não pode lhe dar uma companheira adequada. Ele irá dizer-lhe que ninguém na Igreja se importa com você. Ele irá dizer-lhe que Deus não vai perdoá-lo de seu pecado.

IV – A ESTRATÉGIA DA SEDUÇÃO (V. 5)

                “Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava”.
Satanás tenta seduzí-lo em sua armadilha, enquanto faz você considerar o caminho dele versos o caminho do Verdadeiro Rei. Depois que Absalão falou mentiras aos súditos de seu pai, o rei Davi, ele estendia a mão e pegava a mão de quem estava oferecendo reverência e a beijava. Esta era uma forma de ganhar o favor e a aceitação daqueles que dele se aproximavam.
Absalão estava chamando a atenção para si mesmo fazendo com que os súditos de Davi fizessem uma comparação. Eles poderiam ver o carisma deste “novo rei” e dizer: “Ele é jovem e está disponível para nos ajudar”. Isso nos ensina que Satanás pode colocar as coisas diante de nós que será atraente aos nossos olhos, levando-nos a questionar a nossa fé. Existem muitos movimentos lá fora, no mundo religioso que estão pintando a “religião dos velhos tempos” como um desvanecimento, uma relíquia frágil do passado. Eu ainda estou contente com os hinos que falam sobre o sangue e o Livro Sagrado.

V. A ESTRATÉGIA DA FALSA ESPERANÇA (V. 6)

“E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel”.

Mas não se deixe enganar:
A. Ele oferece apenas aquilo que é temporário. (V. 6)
Eu sei que isto é assim, porque Satanás é apenas temporário. Ele não pode oferecer nada além de sua própria existência, exceto no lago de fogo. Até mesmo os prazeres do pecado são temporários. Deus havia escolhido Davi para ser rei e seu filho não poderia destrona-lo de seu reino, até que Deus estivesse completamente terminado com ele.
B. Ele oferece apenas o que é lixo. (V. 6)
O melhor de Satanás é apenas lixo; o pior de Deus continua sendo tesouro. Eu tenho lido histórias de “ricos e famosos” que parece que tem tudo, mas realmente não tem nada. Você já percebeu que muitos sequer têm uma vida familiar estável. Muitas vezes eles têm vários casamentos e lares miseráveis. Têm riqueza, mas eles também têm dor.
  CONCLUSÃO

Há alguns de vocês aqui que estão deixando Satanás roubar seus corações, assim como Absalão furtava o coração dos que estavam sujeitos ao Rei Davi.  Por favor, dê o seu coração a Cristo completamente; não deixe que Satanás tenha o seu coração… (Ministração e apelo)

Obrigado pela leitura deste Post. Visite a Página InicialCLIQUE AQUI

Anúncios

Publicado em 05/08/2015, em SERMÕES e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: