021- PRECIOSAS LIÇÕES DA AMENDOEIRA

TEXTO: Jeremias 1:11-12   TEMA: PRECIOSAS LIÇÕES DA AMENDOEIRA – 021

amendoeira“ E a palavra do Senhor veio a mim: “O que você vê, Jeremias?”  Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. O Senhor me disse: “Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra”.

Que lições podem ser extraídas deste texto? Um olhar atento revela verdades relevantes para nossa edificação espiritual.

1- A amendoeira tem flores de um branco-rosado, ficando completamente florida na Palestina em janeiro, e seus frutos aparecem em março ou abril. A amendoeira é a primeira árvore a florescer no final do inverno e isto indica que a mudança de estação está chegando. É como se ela vigiasse a chegada da primavera. Se a amendoeira espera a parte final do inverno para começar a brotar indicando a chegada da primavera, Deus também espera o tempo adequado para cumprir suas promessas iniciando um novo tempo em nossas vidas. Ele estabelece tempos na trajetória de nossas vidas para cumprir aquelas coisas que destinou a nós.

2- Outro fato interessante é que Deus usa uma linguagem profética simbólica, ou seja, Ele usa um símbolo (a vara de amendoeira) para deixar uma mensagem clara para o profeta: Eu cumpro o que prometo! Eu sou fiel! Eu estou atento as mudanças de tempos e estações! Eu estou pronto para agir no tempo que Eu determinei! O nome hebraico para amendoeira é “shoked” que significa vigilante. Portanto, Deus usa de uma linguagem simbólica para demonstrar um dos seus atributos mais enfatizado na Bíblia, que é a fidelidade, o fato de agir no tempo certo, nunca estar atrasado. Deus não dorme, é vigilante e cumpre sua palavra! E também se Deus é vigilante como a amendoeira, nós também devemos ser vigilantes como Ele. Devemos vigiar nossas atitudes, vigiar contra o pecado, vigiar o que falamos e vigiar para não cairmos nas armadilhas do inimigo.

3- Durante o inverno todas as folhas da amendoeira secam e caem. Ela parece morrer. Parece estar esquecida. Parece inútil. Assim também sobre nossas vidas chega o inverno. A estação climática mais fria do ano, é o inverno das adversidades, das pressões produzidas pelas crises, pelos problemas e tribulações que enfrentamos.  Nossas vidas ficam com uma aparência de morte, de falência, de crise. O patriarca Jó teve um tempo assim. As folhas da sua vida secaram e caíram. Ele perdeu os filhos, os bens, a saúde e o apoio da própria esposa que lhe sugeriu o suicídio. Mas, algo interessante acontece com amendoeira. Antes que o inverno acabe. Enquanto as demais árvores estão secas e sem frutos, ela floresce. Ela se antecipa à primavera. Ela desperta ainda no inverno. No rigor do inverno de Israel ela floresce. Por isso é tida para os israelitas como símbolo de esperança e restauração. Sl 126.4

É a visão de esperança para seu povo. Meu irmão se tudo a tua volta está seco. Casamento, relacionamentos, projetos, sonhos, sentimentos… Se tudo perdeu a cor, a beleza, a vida ficou sem graça. Tudo parece acabado. Tenha esperança na Palavra de Deus. Você florescerá como a amendoeira. Nada impedirá a tua vitória em Cristo Jesus.

4- A palavra de Deus irá se cumprir, quer os adversários de Deus e de Jeremias queiram, quer não. Portanto, o profeta não deveria se intimidar com o fato de se sentir inadequado para a missão que recebeu. Quem iria realizar a obra era Deus! Quem iria guardar o profeta era Deus! Quem iria cumprir totalmente aquilo que havia dito era Deus! Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Is 55.10,11) Meu irmão não tenha medo de fazer a obra de Deus, pois nosso trabalho não será vão. Ele está conosco, Ele não vai falhar e vai nos guardar para chegarmos a salvo em seu Reino Celestial!  Deus é um Deus vigilante para fazer com que sua Palavra, suas Promessas, Seus Mandamentos se cumpram quando, onde e como Ele quiser. Não há nenhuma força ou poder no mundo visível e no mundo invisível que possa impedir. ALELUIAS!

ULTIMA LIÇÃO: A amendoeira é a única árvore que frutifica o ano inteiro em Israel. Nem mesmo o inverno interrompe este ciclo. Está constantemente se renovando e produzindo. Meu irmão a Bíblia diz que você é como a amendoeira. Confira:  “…antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”. (Sl 1.2,3) Isto nos ensina que a Palavra de Deus nos capacita a ser uma bênção constante para o mundo pela frutificação contínua não importando em qual estação estejamos. AMÉM!

Anúncios

Publicado em 30/07/2015, em SERMÕES e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: