013 – DEUS QUER TE USAR

 TEXTO: Atos 9:10-19TEMA: DEUS QUER TE USAR – 013

 Os primeiros versículos do capítulo nove de Atos relatam a conversão de Saulo de Tarso. Saulo foi levado, após ficar cego, para uma casa em Damasco. E ali ficou três dias orando, sem comer e sem beber.  O recém convertido precisava de um discipulador. Deus escolhe usar um discípulo  que morava em Damasco, seu nome: Ananias. Ao ser chamado por Deus, ele respondeu: “Eis-me aqui”.  Então Deus o enviou até Saulo de Tarso com a seguinte missão: curá-lo da cegueira, profetizar sobre a vida dele, ministrar a Plenitude do Espírito Santo, batiza-lo e estar com ele por alguns dias.

Você já está pronto para ser usado poderosamente por Deus? Deus quer te usar, mas para isso Ele precisa que você tenha  duas qualidades  evidentes na vida de Ananias: ser um discípulo e estar disponível para Deus (Eis-me aqui).

I – DEUS USA AQUELE QUE TEM UM CORAÇÃO DE DISCÍPULO– “…um discípulo, chamado Ananias”

                               Observe o seguinte: não está escrito: um apóstolo, um bispo, um pastor, um evangelista, um presbítero, um líder, um doutor… Não, não! Quando Deus decide usar um homem, Ele não se impressiona com os títulos que vem antes de seu nome. Deus olha para a vida espiritual, para o caráter. Em Atos 22:12 diz que Ananias era um discípulo piedoso e de testemunho exemplar para os judeus e toda a sociedade em Damasco.

Ananias não era simplesmente um membro da Igreja em Damasco, mas era um discípulo que chamou a atenção de Deus. Amados, as igrejas estão cheias de pessoas com mentalidade de membro, mas de poucos com a mentalidade e o coração de discípulo. Há enormes diferenças entre um membro de igreja e um discípulo de Jesus.

  • O membro  soma, o discípulo  multiplica.
  • membro se conforma em ouvir a pregação, o discípulo além de ser um bom ouvinte, também passa a frente o que ouviu, o que aprendeu.
  • O membro gosta de afagos, elogios, reconhecimentos, o discípulo prefere a aprovação de Deus pelo serviço e sacrifício pela causa de Cristo.
  • O membro se ganha, o discípulo se faz.
  • O membro entrega parte de seus desejos, o discípulo  faz uma renúncia completa e entrega toda a sua vida.
  • O membro sonha com a igreja ideal, o discípulo se entrega para construir a Igreja ideal.
  • O membro se conforma em saber que Deus está presente, o discípulo procura ser cheio da presença de Deus.
  • O membro é um soldado de defesa, o discípulo é um invasor das defesas inimigas.
  • O membro entende que o templo é a Casa do Pai, o discípulo faz de sua casa um santuário e de sua vida um altar de adoração a Deus.
  • O membro é uma coisa na frente e por traz é outra, o discípulo é o mesmo em toda situação por que  é transparente, confiável, fiel, leal e sincero.
  • O membro sai da igreja por qualquer motivo, o discípulo dá sua vida por sua igreja.
  • O membro só quer ouvir mensagens  que amacie o seu ego, o discípulo  quer ouvir mensagens que o confronte com a verdade da Palavra de Deus e que trate o seu caráter.
  • O membro não aceita correção ou disciplina, o discípulo recebe a correção e a disciplina como uma oportunidade  de crescimento e amadurecimento.
  • O membro gosta de ser servido, o discípulo tem prazer em servir.
  • O membro inconstante tem pelo de ovo, o discípulo perseverante, porém, tem pele de couro de jacaré.

Como você se vê? Membro ou discípulo? Você já fez a transição de membro para discípulo?

Como Deus te vê? Com uma mentalidade de membro ou com um coração de discípulo?

Não vou aqui explicar o que é ser um discípulo, quais são as qualidades de um discípulo, o que é fazer um discípulo. Tudo isso é ensinado em detalhes na escola Capacitação e Destino que funciona às quartas e domingos na Igreja. Só quero nesta noite que você seja desafiado a continuar ou a ser um discípulo, pois Deus usa  aquele que tem uma mentalidade e coração de discípulo.

 II – DEUS USA AQUELE QUE ESTÁ DISPONÍVEL PARA ELE – “…Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: “Eis-me aqui, Senhor” (At 9:10)

Deus pode contar com você?  Você está disponível para a obra de Deus?  A resposta de muitas pessoas para Deus são as seguintes: não posso, não quero, não tenho tempo, mais tarde, vou pensar, agora não…

E você o que responde quando Deus te chama para orar, evangelizar, coordenar, ministrar, ajudar, cooperar, participar, liderar…? Quem é disponível para Deus se caracteriza pela obediência. Deus diz: vai e ele vai, vem e ele vem, profetiza e ele profetiza, se comprometa e ele se compromete, entregue e ele entrega, faça e ele faz, levante-se e ele se levanta, espere e ele espera…

Os homens que Deus usou poderosamente no passado deram a mesma resposta: “Eis-me aqui, Senhor”. Abraão, Jacó, Moisés, Samuel, Elias, Isaías e tantos outros.

Ananias um cristão com coração de discípulo, disponível para Deus e obediente ao comando de Deus.  Oh, como o Senhor deseja que esta lista aumente mais e mais: Pedro, Miguel, Filipe, Rute, Isabel, Ana, Maria, Jaqueline, Susana, Artur…

Não temas, amado irmão o chamado de Deus. Simplesmente bedeça e Deus fará com você o que ele fez com o discípulo Ananias:

 a)- Ele te dará todo direcionamento para a missão – “E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando.” Atos 9:11

Na maioria das vezes Deus revela os detalhes de seu plano à medida que você obedece. Ele vai revelar os detalhes através da Palavra, de sonhos, de leituras, através de pregações e até através de conversas informais com outros irmãos. Deus não revelou detalhes para Abraão, mesmo assim Abraão obedeceu ao chamado.

 b)- Ele tratará os teus medos, receios, complexos, fraquezas, inabilidades… –“ E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel” Atos 9:13-16

Aprendi bem cedo na vida cristã esta verdade: Deus capacita e trata os chamados. Você não começa um ministério sendo um anjo perfeito. Deus vai tratar várias áreas: caráter, emocional, espiritual, familiar, habilidades… O discípulo é um ser em formação. Até hoje sou tratado por Deus. E ainda tem muita coisa a ser tratada. Deus não procura pessoas perfeitas, mas pessoas que se deixem tratar. Que reconhece que precisa  ser treinada, tratada, ensinada, discipulada… Moisés apresentou várias dificuldades para não aceitar o desafio de Deus. Deus não aceitou as desculpas e começou a capacitá-lo e tratá-lo. E fará o mesmo com você. Cura interior, cura física, restauração espiritual…  OBEDEÇA E DEIXE O RESTO COM DEUS!

   c)- Ele usará poderosamente a sua voz e as suas mãos – “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco”. Atos 9:17-19

Hoje, a tarde, enquanto meditava e escrevia o esboço desta mensagem, tive o discernimento  que Deus está exortando-nos  neste Congresso através do Pr Laudejair (quinta feira), do Felipão (ontem) e hoje, a sairmos pelas ruas deste bairro  e realizar nas casas curas, milagres, libertação… A levarmos a Palavra de salvação aos que se encontram na cegueira espiritual. Ele está nos enviando a buscar os novos convertidos que precisam de discipulado  e cuidado. Quantos Saulos não estão esperando os Ananias de hoje? Quantas vidas precisando do toque de suas mãos?  SIM, DEUS QUER  USAR TUAS MÃOS, TUA VOZ, TUA VIDA!

     Conclusão

Se você tem um coração de discípulo e está disponível para Deus, não tenho dúvidas, que Ele te usará poderosamente. Levante-se e declare para o Senhor: Eis-me aqui, envia-me e eu irei. Ei, Ele já te enviou: “IDE E FAZEI DISCÍPULOS… A começar de sua casa, de sua rua, de seu bairro… até os confins  do mundo. Amém!

19º CONGRESSO DA IGREJA BATISTA NACIONAL FILADÉLFIA – SEDE

Mensagem da terceira noite entregue pelo Pr Josenildo Oliveira Silva – 14/09/2014

Anúncios

Publicado em 19/07/2015, em SERMÕES e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: