004 – QUANDO ESTOU NO ESCURO

TEXTO: Isaías 50.10 – TEMA: QUANDO ESTOU NO ESCURO – 004

escuro“Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus” Isaías 50:10

INTRODUÇÃO

Você está experimentando um tempo escuro em sua vida? Você tem um filho rebelde? Você já experimentou uma crise financeira? Alguém machucou o seu coração ou tirou vantagem de você? Você não é capaz de entender o que está acontecendo em sua vida?

A pergunta que os cristãos fazem mais do que qualquer outra é “Por quê?” Por que meu filho teve que morrer? Por que eu não consegui livrar meu filho das drogas? Por que o meu marido ou esposa tem que destruir o meu coração? Por que o meu negócio tem que ir à falência? Por que Deus permitiu a doença vir a mim ou aos meus entes queridos? Por que Deus cura essa pessoa e não me cura? Por quê? Por quê? Por quê?

O que fazer quando as luzes se apagam? O que fazemos quando a escuridão vem em nossa vida? Quando íamos na escola, primeiro aprendíamos as lições e depois fazíamos as provas. No entanto, na vida nós primeiro passamos pelas provas e depois aprendemos as lições. Nesta mensagem há lições a serem aprendidas quando as luzes se apagam em nossas vidas e nos encontramos em meio a uma profunda escuridão de medo, tristeza, dúvidas, pressões, perdas… A primeira lição é:

I – VOCÊ NÃO ESTÁ LIVRE DE PASSAR PELO VALE DA ESCURIDÃO! (Isaias 50:10)

Nosso texto bíblico não está falando de alguém que tenha se afastado de Deus. Esta pessoa teme e ama o Senhor.  A pessoa que mais teme a Deus, mais ama a Deus. mais íntima de Deus. Esta pessoa obedece a voz de Deus. Há uma idéia distorcida que se uma pessoa se torna um cristão, a vida será somente mel; somente luz do sol e rosas e nenhuma chuva e ervas daninhas, e nenhuma tempestade, e nenhuma noite escura, nenhuma crise, nenhuma perda. Não há nenhuma base bíblica para crer nisso.

Há dezenas de milhares de cristãos em todo o mundo, que temem e amam o Senhor e ainda estão experimentando escuridão. Mais de 150.000 cristãos foram martirizados no ano passado em todo o mundo. Jó disse: “Deus colocou a escuridão em meu caminho” (Jó 19:8). Habacuque exclamou: “Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? ” (Habacuque 1:2). João Batista enviou mensageiros da prisão e perguntou a Jesus: “Você é realmente o Messias ou devemos esperar outro?” Cada um desses grandes homens de Deus chegou a um momento em suas vidas que eles não entenderam ou compreenderam o porquê e o que estava acontecendo com eles totalmente. As estes seguem outros personagens bíblicos: Moisés, Elias, Davi…

Se você ler as histórias dos grandes santos da história, não há praticamente um deles que não experimentou a noite escura da alma. Se você está em escuridão, não significa necessariamente que você está fora da vontade de Deus ou que você pecou diante do Senhor. Tudo que acontece na vida dos servos de Deus tem propósitos. Deus está mais interessado que você entenda o “para quê” do que dar uma resposta para suas perguntas:  “por quê?”. A segunda lição é:

II – VOCÊ PRECISA DAR DOIS PASSOS DE FÉ QUANDO ESTIVER NA ESCURIDÃO (Is.50. 10)

Quando você mais cresceu espiritualmente em sua vida? Durante um tempo de bênçãos ou de provações? Não é verdade que quando o  problema bate na porta do nosso coração, amadurecemos mais do que em outros momentos da nossa vida? A fé é como filme: Se desenvolve melhor na escuridão.

Como Deus desenvolve nossa fé na escuridão? Deus nos diz para dar dois passos. Em primeiro lugar, devemos olhar para o Senhor (“confiança no Senhor”). Vivemos de promessas, não de explicações. Só porque não faz sentido para nós, não significa que não faz sentido para Deus. Só porque não faz sentido agora, não significa que não vai fazer sentido mais tarde. Thomas Watson disse: “Onde a razão mal pode andar, a fé pode nadar”. Temos de continuar permanecendo na Palavra de Deus, independentemente do que está acontecendo na nossa vida. A Palavra de Deus nunca muda. Ela permanece constante através de todas as épocas da nossa vida.

Devemos continuar vivendo de acordo com a Palavra de Deus, apesar de tempos difíceis surgirem em nosso caminho. Devemos continuamos entregando o dízimo e ofertas, embora possa ter havido uma dificuldade financeira. Devemos continuar confiando no Senhor, mesmo que nós não possamos compreendê-Lo. Devemos continuar assistindo na casa de Deus, mesmo que tempos difíceis vêm para a nossa família. Devemos continuar tendo o nosso tempo de silêncio com Deus mesmo que a doença venha a nós. Nós simplesmente devemos permanecer na Palavra de Deus. As promessas de Deus permanecem a mesma se o sol estiver brilhando ou se a escuridão vier a nós. O segundo passo é firmar-se no Senhor (“se firme sobre o seu Deus”).

Em segundo lugar, você se apoiar em Deus: “firme-se sobre  o seu Deus.” Quando você está no escuro, você não precisa de uma explicação, você precisa de Deus. É mais importante estar com Deus no vale da escuridão do que estar em luz sem Ele.

Às vezes, Deus remove todas as respostas, a fim de dar-nos a Si mesmo. Um relacionamento é mais importante do que uma razão, uma explicação. Deus deseja usar-nos mesmo em meio a escuridão. John Milton, na escuridão de sua cegueira, escreveu Paraíso Perdido. Enquanto John Bunyan estava na prisão de Bedford, Londres, Inglaterra, escreveu o Peregrino. Durante o exílio de João na ilha de Patmos, ele escreveu o livro do Apocalipse.   Deus quer desenvolver nossa fé. Nunca duvide na escuridão do que você aprendeu na luz. A prova de nosso caráter não é o que fazemos em um culto de adoração. A prova de nosso caráter é o que fazemos no escuro.

Pouco antes da morte de Madre Teresa, ela disse: “Você nunca vai saber que Jesus é tudo que você precisa até que tudo que você tem é Jesus”. A terceira lição é:

III – VOCÊ DEVE RESISTIR A TENTAÇÃO DE ACENDER FOGO ESTRANHO NA ESCURIDÃO (Isaias 50:11)

“Eis que todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre as faíscas, que acendestes. Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis”.

Uma das tentações mais perigosas é que vamos ser tentados a acender o nosso próprio fogo na escuridão. Se Deus ordenou a escuridão, então temos de esperar em Deus. Nós nunca devemos ficar com a idéia de que a escuridão pode superar a luz. A escuridão não pode suportar a luz. A escuridão foge da luz. Se você não acredita que isso é verdade, então acenda a luz em um quarto escuro e abra o guarda-roupas. Você vai descobrir que a escuridão está escondida dentro do guarda-roupas! Se você estiver em uma sala iluminada, a escuridão não pode superar a luz. A escuridão jamais pode afugentar a luz. Você não pode abrir a porta da frente de sua casa e ficar no escuro estando a luz acesa no interior da casa. A única maneira da escuridão poder entrar é a luz ser apagada.

Portanto, se a luz foi removida das situações de sua vida, então Deus na sua sabedoria lhe permitiu estar na escuridão. Se foi Deus que permitiu a escuridão aparecer no seu caminho, então não seja tolo de acender seu próprio fogo. Em outras palavras, não tente pensar que é injusto o que Deus está fazendo. Um fogo artificial é enganoso. Deus diz que se nós acendermos o nosso próprio fogo, em meio a escuridão que Ele ordenou ou permitiu, então vamos sofrer.

Por exemplo, Deus disse a Abraão que ele e Sara teriam um filho. Deus deu uma promessa. No entanto, Deus não cumpriu essa promessa imediatamente. Abraão, no meio de sua escuridão de dúvida, criou o seu próprio fogo com Hagar. Ismael nasceu. Pense sobre o sofrimento que veio a Abraão e ao mundo porque ele não esperou em Deus em meio a escuridão. A escuridão chegou a sua vida? Você está esperando em Deus ou você está criando o seu próprio fogo?

CONCLUSÃO

Mesmo que você possa estar na escuridão agora, há um dia melhor por vir. “,,,ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo”. Is. 50.4b

Se você está na escuridão, então confie em Deus. Deus transformará cada lágrima em uma pérola, cada ferida em um aleluia, cada Calvário em uma Páscoa. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5). Um destes dias, Deus vai retirar as sombras da noite e substituí-las com as estrelas. Ele, então, abrirá a porta da manhã e inundará seu mundo com sua luz e amor. Você vai ver as coisas e conhecer a verdade que você nunca viu ou conheceu antes.

Há um dia melhor vindo para você. Está chegando o dia em que vamos sair do tempo para a eternidade e vamos ver a plenitude da glória de Deus. AMÉM!

Anúncios

Publicado em 10/07/2015, em SERMÕES e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Davi Ribeiro

    MENSAGEM ESCLARECEDORA! DEUS O ABENÇOE Pr. Josenildo! (y)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: