002_PROFETIZANDO VIDA NO VALE DE OSSOS SECOS

TEXTO: EZEQUIEL 37:1-14 – TEMA: PROFETIZANDO VIDA NO VALE DE OSSOS SECOS – 002

 INTRODUÇÃO

Ezequiel foi chamado e comissionado por Deus para o exercício do ministério de profeta e sacerdote em um dos momentos difíceis da história do povo de Israel.

No ano 605 a.C., sob o reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor sitiou e tomou Jerusalém. Levou para Babilônia as pessoas proeminentes do país, além dos tesouros da casa de Deus e da casa do rei.

Neste período longo e triste que culminou no cativeiro babilônico, encontramos Jeremias atuando em Jerusalém, Daniel na corte da Babilônia e Ezequiel atuando como profeta e sacerdote junto aos judeus exilados.

Foi no quinto ano do exílio de Joaquim, que Ezequiel foi comissionado por Deus como profeta. Deus, então, diz ao prostrado Ezequiel: “Filho do homem, põe-te de pé.” Daí o comissiona a ser profeta para Israel e para as nações rebeldes circunvizinhas. Lemos que ainda estava ativo no seu trabalho no 27° ano do exílio, 22 anos mais tarde. (Eze. 1:1, 2; 29:17) Ele era casado, mas a esposa morreu no dia em que Nabucodonosor iniciou o cerco final de Jerusalém.

O nome Ezequiel significa “Deus Fortalece” e, sem dúvida ele precisou desesperadamente da força que vem do Senhor para exercer com fidelidade e por tantos anos o seu árduo e marcante ministério.

A santidade de Deus é o seu tema preferido, através de suas palavras ele nos leva a ouvir Deus declarando: “Hei de santificar o meu grande nome… e as nações terão de saber que eu sou o Senhor”.

É um texto precioso este do capitulo 37 de Ezequiel. Há verdades maravilhosas ditas aqui para as quais esperamos que Deus nos abençoe com ouvidos que ouçam e olhos que vejam pois, espiritualmente falando, parece-me que primeiro é necessário ouvir para depois ver.

Deus nos diz que é possível transformar ossos secos em vidas plenas, em vidas abundantes.

Para que isso aconteça algumas coisas se fazem necessárias:

Em primeiro lugar.

I – Enxergar a realidade como ela é aos olhos de Deus

Enxergar com honestidade nossos ossos secos, nossos erros, nossos pecados e iniqüidades, nossos desvios de caráter não é tão simples assim. Temos a tendência de justificar, racionalizar e contemporizar nossos atos, na frustrante tentativa de justificar o injustificável, explicar o inexplicável. Enquanto optamos por estas mirabolantes ginásticas mentais sobrecarregamos de angustia a nossa alma.

Possuímos, geralmente, uma casca muito dura que encobre a nossa realidade interior, uma máscara muito convincente que esconde nossa hipocrisia, um verniz muito brilhante que disfarça nossas falhas de caráter. Esta dificuldade de nos perceber, de perceber o que está morto em nós é exatamente o que nos mostra o versículo 1 e 2 de Ezequiel 37: “Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos secos e me fez andar ao redor deles…” 

Se não for com o olhar de Deus a visão que acalentamos de nós mesmo pode ser muito enganosa. Em carta à Igreja de Laodicéia Jesus deixa muito claro o quanto podemos estar enganados em relação a nós mesmos. “Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim,miserável, pobre, cego e nu.” Ap 3.17,18. 

Honestamente você já encarou seus ossos secos? Aquilo que lhe tem tirado o vigor, a beleza, a desenvoltura, a unção de Deus sobre sua vida? Que lhe tem tornado irreconciliável com sua própria consciência, amedrontado e fugitivo diante de Deus? O que está ressecado em sua vida? O que foi sepultado em sua vida? Sonhos, ministérios, casamento, empresa, estudos? Meu irmão, ouça: HOJE DEUS COMEÇARÁ A RESTITUIR O QUE FOI TIRADO, RESTAURAR O QUE FOI QUEBRADO E REVIVER O QUE MORREU EM SUA VIDA. Aleluias!

Talvez seu vale de ossos secos esteja na área emocional (sentimentos de frustração, tristeza, angustia, inquietação), ou relacional  (você não consegue se relacionar com os seus pais, cônjuge ou filhos). Talvez o seu vale de ossos secos esteja na sua baixa espiritualidade (não frutifica na obra, não persevera na oração, é escravo de hábitos pecaminosos) ou quem sabe seu vale de ossos secos esteja na sua vida profissional (você tem uma sensação fracasso constante, é como se estivesse lutando, mas não logrando vitórias). MAS, ENQUANTO VOCÊ OUVE ESTA PALAVRA, O SENHOR ESTÁ SOPRANDO GRAÇA, PODER E VITÓRIA SOBRE SUA VIDA EMOCIONAL, RELACIONAL, ESPIRITUAL E PROFISSIONAL.

É preciso romper com o orgulho e reconhecer nossa realidade espiritual de sequidão, esvaziamento, enfermidades, pobreza e mediocridade espiritual.

Deus tem o poder de mudar nossa realidade, de transformar derrotados em vitoriosos, escravos em livres, mortos em vivos, pecadores em santos. Ele é poderoso para transformar um vale de ossos secos em um exército de vencedores. Ele salva o perdido, levanta o caído e cura o ferido. O passo primeiro é reconhecer e aceitar o diagnóstico de Deus: vivos por fora, mas mortos por dentro, logo, precisamos do sopro de vida, do sopro de poder e do sopro de unção. Se o seu orgulho espiritual não permite você se enxergar assim que a misericórdia de Deus seja contigo e Ele mostre a radiografia de sua vida espiritual, familiar, profissional e ministerial  e você receba o sopro do Espírito enquanto este servo está profetizando nesta noite. Talvez você diga: “fulano e beltrano na igreja estão neste estado, mas eu não. Eu estou bem e não preciso de nenhuma mudança.” A evidência de que há ossos secos em nossa vida é exatamente quando alimentamos o pensamento que outros devem mudar e que esta mudança não começa por mim. Levante um clamor:  A COMEÇAR  POR MIM, A COMEÇAR POR MIM, SOPRA ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

Para transformar o vale de ossos secos em um poderoso exército, uma vida medíocre em uma vida abundante, além da visão clara e humilde de nós mesmos, é necessário:

Em segundo lugar..

 II – Vencer a incredulidade

Deus dirige a Ezequiel e a nós uma pergunta crucial: “…acaso poderão reviver estes ossos? Ao que o profeta responde: “Senhor Deus, tu o sabes.”

É admirável a sinceridade de Ezequiel.

Talvez esperássemos uma resposta mais convicta, mas positiva, mas não foi o que aconteceu. Ezequiel sentia-se esmagado diante da visão e sabia por vivencia o que ela significava.

Ele vivia em meio aos cativos, sentia de perto a angustia, o desanimo, a dúvida, a tristeza, o sentimento de incapacidade, de humilhação que nutriam e expressavam. É difícil manter a confiança quando estamos  cercados de desanimados.

Para ter o privilegio de ver ossos secos cobrindo-se de vida é necessário fé. O escritor aos Hebreus declara: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.” Hb11. 6.  Na verdade sem fé não só não agradamos a Deus como também nos tornamos desagradáveis em nós mesmos e àqueles com os quais convivemos. Viver sem fé é murchar diante da vida. É nos assemelhar a um balão desprovido da chama que aquece o ar interior e que o torna capaz de romper com a força da gravidade. É ficar frios e pesados diante da vida. É viver esvaziado de sonhos, de projetos, de desejo de superação, de conquistas. É nos render ao pessimismo e ao conformismo covarde. Não há como ser agradáveis vivendo assim.

“Acaso poderão reviver estes ossos?” Responda ao Senhor comigo: SIM, SENHOR. EU CREIO SENHOR. NADA É IMPOSSÍVEL PRA TI. Jó 42:2 “Eu reconheço, ó Deus Eterno, que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.” Jeremias 32:17 “Ó Senhor Eterno, com o teu grande poder e com a tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para ti.” Lucas 18:27 “O próprio Jesus nos diz: -O que é impossível para os homens é possível para Deus”

MEU IRMÃO É POSSÍVEL PARA DEUS RESSUSCITAR OS SONHOS DE TUA VIDA  QUE FORAM SEPULTADOS, LIBERTAR TEU FILHO DAS DROGAS OU TEU MARIDO DO ÁLCOOL,  LEVANTAR A EMPRESA QUE FOI A FALÊNCIA, RESTITUIR A ALEGRIA DA TUA  SALVAÇÃO, RESTAURAR A SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUAL.  Fale a pessoa que está ao seu lado: NO DICIONÁRIO DE DEUS NÃO EXISTE A PALAVRA IMPOSSÍVEL.

Mas para que tudo isso aconteça em nossa vida, além de uma visão clara e humilde de nós mesmos e de vencermos a incredulidade, é necessário:

 III – Ouvir e Obedecer a Palavra de Deus

Deus disse ao profeta: “Filho do homem, profetiza aos ossos: diga a estes ossos secos: para que eles ouçam a palavra do Senhor…” meus irmãos a Palavra de Deus é o remédio para os nossos problemas. Quando você pára para ouvir a Palavra de Deus,  você está recebendo doses de um poderoso remédio para a alma, o espírito e o corpo.Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.” Hebreus 4.12

                É interessante que a restauração do vale dos ossos secos começa pela audição. De forma  sobrenatural Deus restaurou os ossos dos ouvidos: a bigorna, o martelo e   estribo. Creio que Deus começou pelo menor osso dos 206 do corpo humano: o estribo que mede 0,25cm. Você se vê como o menor dessa Igreja? É por você que Deus quer começar a restauração.

No hebraico as palavras para ouvir e obedecer tem a mesma raiz: Shemah. Enquanto você ouve, você já está obedecendo sem questionar, duvidar ou procrastinar. E toda vez que você ouve e obedece,  o milagre acontece.  A obediência é a chave para que todos nós vejamos os milagres acontecerem.  O versículo 7, nos diz: “Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.”

Assim que o profeta cumpriu com a ordenança, pois a profetizar os ossos começaram a se ajuntar cada um no seu próprio lugar, Cada osso vai encontrando seu lugar no corpo e o grande exército vai sendo formado, o milagre estava acontecendo em reposta a obediência do profeta.. irmãos muitas vezes não vemos nada acontecer em nossas vidas, muitas vezes estamos numa terra árida, em uma vale de ossos secos, porque conscientemente ou inconscientemente deixamos de obedecer a Deus e pagamos muito caro por essa atitude.

Mas para que a obra de Deus seja completa, além de uma visão clara de nós mesmos, de vencermos a incredulidade e de ouvir e obedecer a voz do Senhor, se faz necessário:

IV – Não interromper a Obra do Espírito, mas continuar até o fim do processo

Os versos 8,9 destacam a importância da ação do Espírito de Deus sobre nós. “Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o Espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”.

Há duas preciosas lições aqui:

De nada adianta tudo estar no seu lugar, se não houver a ação do Espírito Santo, se não houver unção, se não houver poder. Seria como um motor de um carro que estivesse bem montado, com todas as suas peças no lugar certo, mas sem o lubrificante e o combustível necessários ao seu perfeito funcionamento.

Assim, nossas igrejas não devem ser apenas organizações bem estruturadas. Isso é bom, mas não é suficiente. Não podemos funcionar sem o poder do Espírito Santo, sem a unção dos céus.

As vezes observo certos ministérios e vejo que tudo está bem encaixado, tudo no seu devido lugar, há recursos humanos, materiais e tecnológicos, PORÉM falta o PODER DO ALTO.

            2ª – Se Ezequiel tivesse parado de profetizar quando viu os tendões, a carne e a pele, teria apenas transformado esqueletos em cadáveres. Ele não interrompeu a obra. Continuou profetizando. Deus não deixa sua obra pela metade. Na Criação do homem e do universo Deus começou pelo primeiro dia, mas não parou até concluir toda a Criação. Infelizmente muitos crentes param no meio do caminho. As coisas ficam pela metade. Libertam-se de alguns vícios, mas permanecem escravos de outros. São crentes que precisam de um segundo toque. Na aparência está tudo bonito, tudo no lugar, mas falta vida, poder, unção, santidade, compromisso, humildade e a lista é longa do que ainda precisa ser operado pelo Espírito e pela Palavra. Pare e pense: quantas vezes você interrompeu o avivamento em sua vida? Interrompeu um processo de libertação e cura? Desistiu de continuar orando, jejuando, buscando a face  de Deus com um coração quebrantado? Depois você fica assustado com a sequidão em sua vida, com o mau cheiro de sua natureza carnal, com a presença dos carniceiros do mundo espiritual que são os demônios, ora, não se assuste, simplesmente volte ao primeiro amor e deixe o Espírito soprar, deixe o Espírito concluir a obra de regeneração e transformação de sua vida.

Muitas pessoas “mortas por dentro” começam a ouvir a Palavra de Deus e assim que passam a experimentar algum movimento, algum sinal de vida em seu interior, abandonam o caminho de Deus. Ainda não era a vida, mas, animados com alguns resultados imediatos, deixam de ouvir a Pregação do Evangelho. Em breve o cheiro de carniça vai começar, pois tais pessoas foram transformadas de esqueletos em cadáveres. Não interrompa, portanto, o que Deus começou: continue crendo, continue obedecendo, continue profetizando transformação, mudança, renovo, ressurreição e vida.

CONCLUSÃO

A semelhança de Ezequiel, somos igualmente desafiados a mudar a nossa maneira de pensar, a nos deixar habitar por um “outro espírito”. Um espírito de superação e não de conformismo, de esperança e não de desespero, de fé e não de incredulidade, de otimismo e não de pessimismo, de vitoria e não de derrota, de amor e perdão e não de ódio e retaliação, de união e não de separação, de alegria e não de tristeza.

Olhe para você agora, para seus ideais, para os sonhos que foram abandonados. Pense em sua família, nos amigos e eventuais inimigos. Na sua situação espiritual, intelectual, material.  Em tudo que possa ser identificado como ossos secos, nas áreas que você já perdeu a esperança, que não mais acredita ser possível mudança.

Creia agora, em nome de Jesus, profetize transformação. Encha-se de novo animo para se preparar, estudar, trabalhar. Visualize os ossos secos sendo visitados pela plenitude de vida. Elabore planos, persiga sonhos e transforme-os em realidade em nome de Jesus. Torne sua fé operante e assim viva uma vida agradável diante de Deus e dos homens, fabrique você mesmo sua historia de transformação, alimentado pelo poder Deus.

Que Deus lhe conduza em vitoria em nome de Jesus. Amém!

Anúncios

Publicado em 04/07/2015, em SERMÕES e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Antonio de Pádua Izidório

    Meu Deus, muito obrigado pela vida do pr Josenildo e toda a sua família, essas lindas mensagens só enriquece as nossas Igrejas! Não me canso de ler e reler por várias vezes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: